Publicidade
Publicidade
Atualizado em 14 de setembro de 2024
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Neste Artigo
Observo muito corredores preocupados um dia antes da prova: o que fazer ou o que comer – até quanto dormir? Na realidade nós treinadores e fisiologistas consideramos uma semana inteira que antecede o evento. O corpo precisa estar hidratado, descansado e preparado para uma exposição de alta intensidade.
No caso da hidratação conseguimos identificar através da coloração da urina, se está forte ou clara, porém não é apenas de água que o indivíduo precisa, aconselhamos outros tipos de líquido, como: sucos, isotônicos e água de coco. Apenas dobrar o cuidado com sucos cítricos 24 horas antes, para não gerar irritabilidade no intestino.
O descanso deve ser priorizado e com extrema atenção 48 horas antes do evento, na semana que antecede geralmente o volume de quilômetros tende a diminuir, o objetivo é que seu corpo se recupere da carga alta de treinos, desinflamando toda musculatura.
O que acontece muitas vezes o indivíduo planeja uma viagem junto com a prova, muitas vezes está com a família e acaba fazendo turismo na cidade, andando mais que o normal, visitando locais, e se cansando. Atenção a maratonas e provas que irá conciliar viagens com família, ideal que chegue 48 horas antes do evento e depois do desafio sim, tirar uns dias para descansar e passear, antes dele, apenas proximidades, utilizando Uber, caminhando pouco.
Já na alimentação é necessário o aumento de carboidratos na semana do desafio, e 24 horas antes tomar cuidado com o tipo de carboidrato, atenção extrema para irritabilidade que o intestino pode apresentar, ideal que procure uma nutricionista para definir quantias e quais alimentos. Cerca de 24 horas antes do desafio o cenário ideal seria: se alimentar com substratos no qual você já esta adaptado, evitar gordura, se hidratar de forma correta, evitar bebidas alcoólicas, perna para cima o dia todo e dormir cedo.
Publicidade
Publicidade