Hoje o professor de Ortopedia a Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Mateus Saito, responde nossa dúvida sobre as causas mais comuns de desgaste do joelho. Lembrando que ele também é membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, entre outros títulos e posições importantes que já ocupou tratando de atletas.
Cinco causas mais comuns de desgaste do joelho
1 - Idade
Quanto mais vivemos, mais andamos, e maior é o desgaste dos componentes do joelho, tanto a cartilagem quanto os meniscos.
2 - Desequilíbrios musculares
O joelho é uma articulação que não tem um "pino" travando o seu movimento. Portanto ele depende de um bom equilíbrio muscular para "rodar" no eixo correto. Desequilíbrios musculares da parte interna e da parte externa da coxa e do quadril geram oscilações como um pneu mal balanceado que oscila enquanto roda. Encurtamentos da musculatura anterior e posterior da coxa geram aumento da pressão na patela em relação ao fêmur, gerando desgaste desta cartilagem. É como se um carro tentasse rodar "com o freio de mão puxado".
3 - Fraturas intra-articulares
Essas fraturas geram um "degrau" dentro da articulação que acaba raspando e desgastando as cartilagens. Além disso, se houver um desnível das articulações, isso pode gerar aumento da pressão em alguns pontos que acabam gerando o desgaste precoce.
4 - Lesões ligamentares que geram instabilidade no joelho
Lesões ligamentares, como do ligamento cruzado anterior e posterior, acabam gerando um movimento do eixo de rotação ideal que culmina com o desgaste de cartilagem e dos meniscos.
5 - Desalinhamentos dos membros inferiores
Algumas pessoas têm os membros inferiores desalinhados, com o joelhos indo muito "para dentro" (valgo) ou "para fora" (varo). Essas duas condições acabam sobrecarregando regiões do joelho e causando desgaste delas.
A dor no joelho ao correr pode ter várias causas. Dependendo da sua localização, podemos ter algumas pistas.
Se a dor acontece na parte da frente do joelho, também pode ser causada pelo atrito entre o fêmur e a patela, por alguma sobrecarga ou inflamação do ligamento patelar (antigo tendão patelar) ou do tendão quadricipital. Nas crianças e adolescentes a cartilagem de crescimento da tuberosidade da tíbia também pode ficar inflamada. Dores mais internas podem ser decorrentes de lesões ou sobrecargas da cartilagem ou dos meniscos. Dores posteriores podem também ter origem nos meniscos o mesmo nos músculos e tendões desta região.
Conheça o
Vita Ortopedia e Fisioterapia.