As dicas de hoje são da doutora Julia Bargieri, nutricionista especializada em Fisiologia e mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Trabalho no esporte de alto rendimento desde 2006 e atualmente é responsável pela Seleção Brasileira de Handebol Feminino e pelo Centro Nacional de Treinamento de Alto rendimento em Atletismo. Ou seja, leia e aproveite o conhecimento repassado aqui:
1. Evite correr em jejum
Correr em jejum pode provocar hipoglicemia, o que resulta em fraquezas, tonturas, desmaios e até em uma lesão. Faça o treino em jejum, apenas, se bem orientado!
2. Mantenha-se sempre hidratado
Inicie o cuidado pelo menos 4 horas antes de iniciar a atividade. Durante a atividade hidrate-se a cada 15 a 20 minutos (100 ml). Após a atividade reponha os líquidos e sais minerais quer perdeu. Água de coco pode ser uma ótima opção.
3. Antes do treino
O ideal é que a refeição que antecede o seu treino tenha uma boa mistura de carboidratos e um pouco de proteína (que garantirá saciedade para que você não se sinta esfomeado logo após o treino).
Dentre os principais alimentos que podem ser consumidos antes dos treinos, estão a banana, aveia, mel com pão ou frutas, são todas boas opções para você e farão o seu rendimento melhorar significativamente.
4. Faça uma refeição completa após a corrida
Uma boa hidratação e a reposição das reservas de carboidrato são fundamentais. A refeição deve ser mais a completa, com vegetais, proteínas e carboidratos. A proteína consumida após o exercício irá fornecer aminoácidos para a construção e reparação de tecido muscular. Se a sudorese durante tiver sido intensa a reposição de sódio é recomendada
5. Cuidado com as restrições
Quando ocorre uma ingestão calórica insuficiente, frequentemente, resulta em redução da performance, risco de lesão, fadiga crônica e perda de massa muscular.
Conheça o
Vita Ortopedia e Fisioterapia.